Síndrome de Down: saiba o que é, causas e características

384

 

A Síndrome de Down é uma condição genética que acomete o indivíduo ainda no útero da mãe. Os portadores dessa síndrome possuem três cromossomos 21 em todas ou na maioria das células. Por isso a síndrome é conhecida como trissomia do cromossomo 21.

Por que acontece a síndrome? Porque a maioria da população apresenta 46 cromossomos e o portador da síndrome apresenta 47 podemos dizer que é um acidente genético, não é hereditário. As aparências físicas desses indivíduos são semelhantes, como baixa estatura, prega palmar única, flacidez muscular, mãos pequenas e dedos curtos e olhos amendoados entre outras. Mas cada pessoa é única e apresenta característica físicas e personalidade diferentes dos demais.

A síndrome pode ser diagnosticada mesmo antes do bebê nascer através de exames. A vantagem do diagnóstico precoce é que os pais vão se preparando emocionalmente para receber esse bebê tão especial.

Após o nascimento o tratamento é individualizado de acordo com a necessidade de cada paciente. Embora a síndrome não tenha cura os tratamentos e acompanhamentos com profissionais da saúde ajudam a fornecer ao portador melhor qualidade de vida. É recomendado estimular o portador da síndrome a brincar com outras crianças.

Os pais devem oferecer amor e muita segurança estimulando sempre para que ele desenvolva sua personalidade e autoestima como todas as outras crianças. Quando adolescente e adultos devem-se estimular independências, privacidades e empregos. Por causa da síndrome a criança tem um desenvolvimento mais lento por isso devem ser estimuladas para levar uma vida normal. A criança deve fazer exercícios físicos regularmente. Fazer atividades divertidas e que estimulem os sentidos, é muito importante deixar a criança fazer contato com a natureza. Os pais devem estar sempre presentes nas atividades da criança sempre que possível.

É importante lembrar que todas as crianças têm seu próprio tempo de aprendizado.

Cidinha Pascoaloto-Psicóloga -CRP 06/158174 Terapia cognitivo Comportamental Com foco na perda e pessoas enlutadas (TCC)Atendimento online, contato: +55(18) 99725-6418

 

 

Artigo anteriorPor onde anda Sílvia Brigo
Próximo artigoREGES Dracena