Atenção Plena: O Poder de Estar Presente para Transformar a Vida-Cidinha Pascoaloto

43

Atenção Plena: O Poder de Estar Presente para Transformar a Vida

Por Cidinha Pascoaloto – Psicóloga (CRP 06/158174)

A atenção plena é uma prática que envolve mudanças de comportamentos para desenvolver a capacidade de estar plenamente presente e consciente no aqui e agora. Essa técnica tem suas raízes na meditação budista por seus benefícios comprovados em diversas áreas da saúde mental e bem-estar.

A atenção plena é um estado mental que permite que as pessoas observem seus pensamentos, emoções e sensações física, experiência de dores, desejos entre outras. Isso ajuda na redução do estresse, na melhoria da concentração e no aumento da satisfação geral com a vida e na autorregulação emocional.

Nos últimos anos, a prática da atenção plena tem sido foco importante na psicologia, especialmente em terapias como a Terapia Cognitiva Comportamental para ajudar os pacientes a lidarem com a ansiedade, depressão e outros transtornos emocionais.

A prática regular de atenção plena pode levar a resultados positivos como: Redução da ansiedade e depressão, aumento da resiliência emocional, melhora na atenção e foco e maior satisfação com a vida.

A inclusão da atenção plena na rotina diária pode ser simples e eficaz. Reserve um tempo pelo menos de 5 a 10 minutos por dia para meditar. Você pode se posicionar tanto deitado como sentado confortavelmente em um lugar tranquilo, concentre-se na sua respiração e observe seus pensamentos sem deixar se levar por eles.

A atenção plena pode ser aplicada nas atividades do dia a dia e nas atividades simples como caminhar, comer, escovar os dentes prestando atenção nos detalhes a sua volta e na experiência do momento. Em uma crise de estresse concentre-se na sua respiração para ficar no presente. A prática regular da atenção plena pode transformar gradualmente a relação da pessoa consigo mesma e com o mundo, contribuindo para uma vida mais equilibrada, consciente e saudável.

📞 (18) 99725-6418

www.facebook.com/cidinha.pascoaloto

Cidinha Pascoaloto (@cidinhapsicologa) • Fotos e vídeos do Instagram

 

 

Artigo anteriorPolícia Civil integra a “Campanha Natal Sem Fome” 2025 em Ouro Verde
Próximo artigoA dra Cintia Grião está de aniversário. Parabéns!