Coronel Adriana Belluzzo é primeira mulher no comando da Polícia Militar de todo oeste paulista

77

Coronel Adriana Belluzzo é primeira mulher no comando da Polícia Militar de todo oeste paulista

Nomeação pelo governo estadual se deu no dia 17 e CPI-8 anunciou troca na liderança nesta quarta-feira; coronel Marcos Rogério Lemes segue para Araçatuba

O Imparcial

Data24/04/2025
Horário
Foto: @Murilo_fotografia

Nova comandante do CPI-8 é filha de policial militar, casada e mãe de duas filhasO CPI-8 (Comando de Policiamento do Interior), responsável pela segurança de uma população estimada em 1,2 milhão moradores de 67 municípios do oeste paulista, anunciou em suas redes sociais, nesta quarta-feira, sua nova comandante: a coronel Adriana Roledo Belluzzo. O decreto de nomeação do governo do Estado foi publicado em 17 de abril e marca o início de um novo capítulo na história do órgão, instalado em Presidente Prudente desde 2005: é a primeira vez que uma mulher está à frente da corporação.

“Despedimo-nos com gratidão do coronel Marcos Rogério Lemes, que deixa o comando do CPI-8 após uma trajetória marcada pela liderança firme, espírito de missão e compromisso com a segurança da população. Seu legado permanece vivo nas conquistas alcançadas e no exemplo deixado a cada policial sob sua liderança”, publicou o órgão, sobre o então comandante, que seguiu para o CPI-10, na região de Araçatuba, até então dirigido por Adriana.

“Ao mesmo tempo, damos as boas-vindas à coronel Adriana Roledo Beluzzo, que assume o comando do CPI-8 com a competência, a sensibilidade e a força que marcaram sua trajetória na corporação”, declarou o órgão.

Trajetória sólida
Nascida em 10 de agosto de 1975, na cidade de Araçatuba, a comandante é filha e esposa de policial militar, e possui duas filhas. Ingressou na instituição em janeiro de 1993, na Academia de Polícia Militar do Barro Branco, na capital do Estado. Foi declarada aspirante a oficial em dezembro de 1996 e classificada no 4º Batalhão de Trânsito, em São Paulo, onde permaneceu até setembro de 1998. No mesmo mês e ano foi transferida para o 2º BPM/I (Batalhão de Polícia Militar do Interior), em Araçatuba.

Em abril de 2013, já no posto de capitão, foi movimentada para o CPI-10. Após sua promoção ao posto de major, continuou classificada no CPI-10 até maio de 2021, quando foi promovida à tenente-coronel e designada para comandar o 2º BPM/I.

“Em março de 2023, foi promovida ao último posto da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Agora, como coronel, comandou o CPI-10, sediado em Araçatuba, onde permaneceu até o dia 21 de abril. Em 22 de abril, assumiu o CPI-8, em Presidente Prudente”, destaca a Polícia Militar.  Informações O Imparcial

https://www.imparcial.com.br/noticias/coronel-adriana-belluzzo-e-primeira-mulher-no-comando-da-policia-militar-de-todo-oeste-paulista,72433

Foto: CPI-8
Marcos Rogério e Adriana trocam de cargo: ele assume a PM em Araçatuba enquanto ela fica em PP

Artigo anteriorCâmara Municipal de Dracena aprova projeto do Executivo por unanimidade. Redução de 28 cargos em comissão
Próximo artigoAs Numeradas do dia. Confira os destaques