O que é a terapia cognitivo-comportamental: TCC

119

O que é a terapia cognitivo-comportamental? (TCC)

Terapia cognitivo-comportamental é reconhecida, e comprovada cientificamente.

(por Cidinha Pascoaloto)

Existem várias abordagens dentro da psicologia, mas vamos falar sobre uma abordagem muito utilizada em processos terapêuticos que é a terapia Cognitivo Comportamental.

Na terapia cognitivo comportamental o psicólogo trabalha analisando os acontecimentos relatados pelo paciente, como ele se comporta diante do evento, quais as emoções que ele sentiu, o que ele pensou, e de que forma ele se comportou e assim o psicólogo consegue fazer intervenções baseadas em situações significativas para o paciente.

A avaliação do psicólogo ajuda o paciente descobrir novas possibilidades e novos pontos de vista desafiando seus pensamentos e suas convicções diante de algum acontecimento que geram sofrimentos e que muitas vezes parecem não ter solução ou uma resposta positiva.

Essas técnicas permitem ao paciente reaprender sobre suas crenças, valores, comportamentos, filosofias e criar métodos mais eficazes para lidar com os problemas no seu dia a dia.

A terapia cognitiva comportamental é uma técnica utilizada pelo psicólogo com objetivo de modificar a forma de pensar que ela tem sobre si mesmo como pensamentos disfuncionais, previsões negativas e valores pessoais, rótulos negativos e críticas severas a respeito de si do mundo e do futuro e melhorando seu raciocínio.

As técnicas são aplicadas com o objetivo de desenvolver uma postura mais esperançosa, autoconhecimento, autoaceitação, inteligência emocional e favorecer relacionamentos mais saudáveis melhorando a comunicação e facilitando as relações sociais e interpessoais.

A terapia Cognitiva Comportamental (TCC) é indicada para diversos transtornos psicológicos, síndromes, processos de depressão e em pessoas enlutadas entre outras, com resultados eficazes.

Ela pode ser aplicada em adolescente, adultos e em casais, sua eficácia vai depender também da disposição do paciente.  Através da terapia o paciente passa a fazer uma análise interna de seus pensamentos e dessa forma ele consegue enfrentar acontecimentos, angústias ansiedade de forma mais serena. A terapia também pode ser indicada para pessoas que desejam tratamentos de curta duração.

Cidinha Pascoaloto-Psicóloga, com foco no luto CRP 06/158174. Presencial e online, contato: (18) 99725-6418

 

 

 

 

Artigo anteriorVagas gratuitas para idosos, zona azul de Dracena. Veja os detalhes
Próximo artigoGoverno antecipa décimo terceiro de aposentados e pensionistas