Artigo: Falta de libido: como tratar com a ajuda da psicoterapia?

131

Falta de libido: como tratar com a ajuda da psicoterapia?

(por Cidinha Pascoaloto)

 

 

É normal eventualmente sentir dificuldade para se excitar antes ou durante o sexo. Quando esse problema acontece com frequência, começa a afetar a autoestima, o ânimo, o relacionamento e a compreensão.

A ausência de desejo sexual, pode estar relacionada à disposição física e mental. Alguns fatores psicológicos devem ser levados em consideração como, estresse, ansiedade falta de autoestima,  estados de humor negativos  e depressão. Eles podem reduzir a vontade de praticar sexo. A sexualidade humana é uma forma muito especial e de profunda comunicação do indivíduo consigo e com o outro, se houver uma disfunção ela pode ter como resultado o estresse.

A diminuição da libido tem grande importância não somente na satisfação do sexo, mas também a convivência do casal e a saúde mental.

A causa da redução repentina da libido deve ser investigada para que enfermidades graves sejam descartadas. A idade do indivíduo e o histórico de saúde influenciam a qualidade do impulso sexual. Mas é interessante procurar ajuda médica para descarte de patologias físicas.  Se os exames não detectar nenhum problema, então a indicação é de tratamento para terapia clínica comportamental. A terapia pode trazer alívio emocional e o tratamento não tem um tempo previsto.

Para os mais velhos, a redução ou perda da libido normalmente está associada à menor produção de hormônios e problemas na tireoide também pode estar relacionado. O hábito de fumar e consumir álcool em excesso, podem reduzir a qualidade da vida sexual e levar à perda do desejo.

Quando a perda de libido acontece em jovens saudáveis pode ser de origem psicológica.  A falta de libido nas mulheres geralmente está relacionada aos problemas emocionais enquanto a maioria dos homens pode ser por causas orgânicas.

O sexo é um ato de amor, prazer e relaxamento. As pessoas dedicam-se somente ao ato sexual quando os seus níveis de excitação estão normais.

Cidinha Pascoaloto-Psicóloga-CRP 06/158174. Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) com foco no Luto, Depressão e Ansiedade. Atendimento presencial e online, contato: 55(018) 99725-6418

 

Artigo anteriorNinformaníaca: o que é, como identificar e como tratar? Por Cidinha Pascoaloto,psicóloga
Próximo artigoColuna GENTE DINÂMICA por Valdomiro Nunes. Veja tópícos e fotos