Por onde anda a dracenense de alma e coração, Vanilda Coura. Veja detalhes

792
Vanilda Coura que residiu por anos a fio em Dracena, vive hoje na Guatemala, país da América Central .Ela gentilmente aceitou participar da sessão ONDE ANDA deste site. Veja o que ela diz sobre o país, seu povo, pontos turísticos, gastronomia  entre outros. Assim,pontuou:
“Olá Dracena Querida!
Sou dracenense de alma e coração, Vanilda Coura, pois vivi a maior parte de minha vida nessa cidade que tão bem me acolheu desde abril/1988 até dez./2016, quando então, me aposentei na Prefeitura Municipal (Educação), e alcei novo voo, agora para Guatemala, belíssimo país da América Central!
Em Dracena também criei minhas duas filhas, Fernanda e Rafaela- nascida aí. Atualmente as duas são casadas, ambas médicas e vivem; Fernanda em São Paulo/Capital e Rafaela em Ponta Grossa/Pr.
Os anos de 2020 e 2021, foram difíceis para todos nós que atravessamos uma Pandemia que abalou o mundo, tornando-nos frágeis diante de um vírus que se multiplica facilmente causando danos físicos que afetaram nossa vida social, afetiva e financeira…
Porém eu recebi em 21 de julho de 2021, um netinho, “Conrado “, que no meio desse caos, trouxe alegria e esperança para a família, presente Divino! Foi um dos melhores momentos da minha vida.
Estou agora, vivendo na Guatemala, exatamente na capital- Cidade da Guatemala.
Guatemala é um pequeno, porém belíssimo país de idioma espanhol.
Guatemala é denominada o País da Eterna Primavera! De uma esplêndida beleza natural!
Guatemala, país da América Central localizado ao sul do México, tem vulcões, florestas tropicais e antigos sítios maias.
Na capital, Cidade da Guatemala, ficam o imponente Palacio Nacional de la Cultura e o Museo Nacional de Arqueología y Etnología. Antígua, a oeste da capital, tem prédios coloniais espanhóis preservados. O lago de Atitlán, formado em uma enorme cratera vulcânica, é cercado de plantações de café e vilarejos.

Capital: Cidade da Guatemala
Moeda: Quetzal
Língua: Espanhola
Presidente: Alejandro Giammattei

Guatemala está localizada no istmo centro-americano com uma extensão territorial de 108.889 km2 e é limitada a oeste e norte pelo México, a leste por Belize e o Golfo de Honduras, a sudeste por Honduras e El Salvador e ao sul pelo Oceano Pacífico. … Sua capital é a Cidade da Guatemala.
Guatemala é o coração do mundo maia. … O seu património natural, cultural e histórico pode ser descoberto em todos os cantos do país. A Guatemala abriga o maior número de sítios arqueológicos da cultura maia, cercados por uma fauna e flora impressionantes.
10 lugares essenciais para visitar na Guatemala
1. Tikal. …
Antígua Guatemala
3. Lago Atitlán. …
4. Semuc Champey, um dos lugares a se visitar na Guatemala. …
5. Mercado de Chichicastenango. …
6. Yaxhá, um dos locais a visitar na Guatemala. …
7. Livingston. …
8. Quiriguá.
A maioria dos alimentos tradicionais da culinária guatemalteca são baseados na culinária maia, com influência espanhola, e apresentam milho, pimenta e feijão como ingredientes principais. A Guatemala é famosa por abrigar o abacate Hass e o berço do chocolate, criado pela primeira vez pelos maias.
Pensar na gastronomia guatemalteca traz à mente uma incrível variedade de aromas, combinações, cores, texturas e sabores. … Guatemala oferece uma variedade de pratos, bebidas e condimentos regionais, contribuindo para a diversidade de sabores e as histórias por trás deles.
Comidas típicas da Guatemala que você deve conhecer:
Kak ik. Prato típico da região de Q’eqchi ‘, este caldo é um dos preferidos pela sua carne “chunto” (chompipe), vegetais diversos, especiarias e pimenta, bastante pimenta. …
Enchiladas. …
Rígido. …
Patches. …
Shucos. …
Tamales. …
Chuchitos. …
Tortas
Na Guatemala o Pepián é considerado um dos pratos mais populares e saborosos, geralmente acompanhado de arroz e tortilha.
Alguns dos ingredientes do Pepián são: carne de porco, coentro, frango, pimentão, alho…”
Artigo anteriorFoco Pessoal: a entrevista da vez com a Engenheira Civil, Mariana Pereira da Silva
Próximo artigoPor onde anda a médica veterinária Aline Rorato