FCAT/Unesp Dracena faz balanço das atividades durante a pandemia

82

FCAT/Unesp faz balanço das atividades durante a pandemia

Unidade realiza o retorno das atividades presenciais de forma responsável

por: Diretoria da FCAT/Unesp

Seguindo as recomendações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde referentes à pandemia do Covid-19, a FCAT (Faculdade de Ciências Agrárias e Tecnológicas da Unesp – Câmpus de Dracena) determinou a suspensão das aulas presenciais a partir de 16 de março de 2020. Assim como as atividades administrativas em que se adotou o regime de teletrabalho, revezamento e/ou escalonamento para todos os servidores.

Desde então, alguns setores da FCAT passaram a funcionar de forma remota, enquanto que as atividades essenciais foram mantidas presencialmente. Segundo o diretor da unidade, professor Fábio Mingatto, “com o desenvolvimento da pandemia e as recomendações do Comitê Unesp Covid-19, gradualmente fomos retomando algumas atividades consideradas essenciais, seguindo todas as medidas de segurança e distanciamento. Dessa forma, não tivemos nenhum caso específico relacionado à transmissão da Covid-19 em nosso Câmpus”.

Os alunos ingressantes da graduação em 2020 foram recepcionados em nossa unidade universitária e, na sequência, as aulas presenciais foram suspensas e foi adotado o ensino remoto emergencial. Foram 111 alunos ingressando por meio do vestibular e de transferência. Já em 2021, mesmo com o adiamento da segunda fase do vestibular da Vunesp, matriculamos 94 alunos via vestibular e 9 alunos por outras formas, como transferência e segunda graduação (portador de diploma).

Até o presente momento, temos 467 alunos realizando a graduação com ensino na forma remota, sendo 242 cursando Engenharia Agronômica e 225 na Zootecnia. A Vice-diretora da FCAT, professora Sirlei Maestá, ressalta que “durante a pandemia, 85 alunos concluíram a graduação. Realizamos duas cerimônias de colação de grau com transmissão ao vivo pelo YouTube, sendo o primeiro Câmpus da Unesp a utilizar este canal que proporcionou aos familiares e amigos dos graduandos acompanharem a cerimônia mesmo à distância”.

Neste mesmo período, algumas atividades obrigatórias para a conclusão do curso de graduação, também, foram adaptadas para o ambiente virtual. Foram 115 defesas de trabalho de conclusão de curso e 85 defesas de estágio obrigatório supervisionado. Outras atividades como o desenvolvimento de Trabalhos de Conclusão de Curso foram mantidas presencialmente.

Além dos seus dois cursos de graduação: Engenharia Agronômica e Zootecnia, a FCAT oferece um curso de pós-graduação em Ciência e Tecnologia Animal (CTA) Interunidades do Câmpus de Ilha Solteira e Câmpus de Dracena, nível Mestrado Acadêmico, com 60 alunos matriculados.

Durante este um ano e meio de pandemia, as atividades de pesquisas vêm sendo realizadas dentro das normas de segurança sanitária, pois várias pesquisas desenvolvidas no Câmpus de Dracena envolvem organismos vivos, como plantas, animais, fungos e células. Sendo assim, as pesquisas e os cuidados com esses organismos são atividades essenciais e não foram interrompidas durante a quarentena. Estas pesquisas geraram um total de 166 artigos científicos publicados em revistas científicas nacionais e internacionais somente durante o período de pandemia.

De março de 2020 a agosto de 2021, foram realizadas 16 defesas de dissertação de mestrado, o último requisito para obtenção do título de mestre. Todas as atividades acadêmicas da pós-graduação também estão sendo realizadas na forma remota, enquanto que as atividades de pesquisa continuaram presenciais, sempre obedecendo os critérios de segurança da Unesp e das autoridades da saúde.

Ainda nesse mesmo período, ocorreram 10 defesas de dissertação de mestrado orientadas por docentes da FCAT credenciados no Programa de Pós-graduação em Agronomia da FEIS – Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira da Unesp. Mesmo o programa pertencendo a outra unidade da Unesp, os trabalhos práticos de pesquisa são executados em nossa instituição.

Em adição às atividades de ensino e pesquisa, durante este estágio em que vivemos, na unidade universitária da Unesp em Dracena, foram realizados 6 projetos de extensão e 2 programas de extensão anuais.

A Unati-Universidade Aberta à Terceira Idade, realizada em parceria com a Fundação Dracenense de Educação e Cultura/Unifadra e apoio da Prefeitura Municipal de Dracena, foi suspensa em 2020, retornando agora em 2021 de forma online. São 16 pessoas atendidas pelo programa agora no segundo semestre de 2021.

Já o Cursinho Pré-Vestibular Alvo manteve suas aulas no formato online atendendo 231 alunos de forma gratuita no período. Em 2020, recebemos 120 pré-vestibulandos e no presente ano são 111 alunos matriculados.

Em 26 de agosto de 2021, o Comitê Unesp Covid-19 divulgou as normas para o retorno das atividades administrativas e acadêmicas, seguindo as novas diretrizes e o protocolo sanitário para o setor educacional, elaborado pelo governo estadual. Para quaisquer atividades presenciais, sejam elas acadêmicas ou administrativas, os protocolos sanitários deverão ser rigorosamente respeitados, garantindo a tranquilidade e evitando colocar em risco a saúde de qualquer um de nossos membros docentes, técnico-administrativos, discentes ou colaboradores terceirizados.

Artigo anteriorComo se motivar nos dias de hoje é o tema da palestra com Leonardo Ratti, em Junqueirópollis. Participe
Próximo artigoO que é Sindrome de Burnout.Por Cidinha Pascoaloto. Veja detalhes dessa doença que atinge cerca de 33 milhões de brasileiros.