Unesp Dracena realizará Evento Internacional

58

Unesp Dracena realizará Evento Internacional
O 3º IMAST acontecerá entre os dias 15 e 17 de setembro

Por: Profa. Dra. Elaine Mendonça Bernardes – Presidente da Comissão Organizadora do IMAST
O 3º IMAST – International Meeting of Agrarian Science and Tecnology será realizado, pela primeira vez, virtualmente nos dias 15 a 17 de setembro de 2021. É mais um passo importante na evolução desse evento que se originou do antigo I Encontro de Zootecnia da Unesp de Dracena, em 2004. Já são quase duas décadas de aprimoramento de um trabalho que, desde o início, foi sempre muito bem-sucedido.

O IMAST é um evento da Faculdade de Ciências Agrárias e Tecnológicas (FCAT) que tem a finalidade de formar, informar e atualizar conhecimentos sobre o desenvolvimento científico e tecnológico e sustentável aplicado às Ciências Agrárias. Ainda como SICUD (Simpósio de Ciências da Unesp de Dracena), sempre reuniu nomes expressivos da comunidade científica nacional, vindos de diferentes estados e de diversos centros de ensino e pesquisa do Brasil. Nas suas primeiras edições internacionais (2016 e 2018), o IMAST trouxe pesquisadores da Espanha, dos Estados Unidos, do Canadá e da África do Sul. No evento deste ano, já temos confirmados pesquisadores da Espanha, dos Estados Unidos, da Alemanha e de Portugal para ministrarem palestras, participarem de mesa redonda e bancas julgadoras de trabalhos científicos. Em 2018, os organizadores do evento lançaram o primeiro livro, em dois volumes, escrito por docentes da FCAT (disponível em https://culturaacademica.com.br/catalogo/imast-2018/), e este ano será lançado o segundo livro, que já está em fase de conclusão.

A submissão de trabalhos está prevista para o mês de julho. As informações estarão disponíveis página oficial do evento, no site e nas redes sociais da FCAT.

Em 2021, o IMAST traz, mais uma vez, e com mais ênfase, debates sobre a valorização e estímulo à pesquisa científica e sua divulgação nas áreas de Ciências Agrárias e afins. Outros objetivos do evento são: (1) proporcionar uma programação de educação continuada para estudantes e profissionais por meio da interação com palestrantes de destaque no circuito nacional e internacional; (2) discutir a importância e as particularidades da pós-graduação no Brasil e no exterior; (3) formar, informar e atualizar conhecimentos dos participantes sobre o desenvolvimento agropecuário com base nos conhecimentos científicos, integrando ciências básicas e aplicadas na transversalidade da programação. Por fim, (4) possibilita inter-relacionar as pesquisas em andamento na FCAT às atividades de ensino e extensão, que constituem o tripé da Universidade, proporcionando aos participantes uma visão atual e de perspectivas para o seu desenvolvimento científico e profissional.