Dracena, Terça - 16 de Outubro de 2018

SAÚDE DA MULHER. Avapac promove ação de conscientização do câncer de mama hoje

Voluntárias da entidade que atende pacientes de câncer estarão nesta manhã, na Praça Arthur Pagnozzi entregando folhetos informativos

 

Voluntárias da entidade que atende pacientes de câncer estarão nesta manhã, na Praça Arthur Pagnozzi entregando folhetos informativos

Algumas das voluntárias da Avapac na Campanha Outubro Rosa 2018 (Foto: Lucas Mello/JR)Algumas das voluntárias da Avapac na Campanha Outubro Rosa 2018 (Foto: Lucas Mello/JR)

Voluntárias da Associação de Voluntários de Apoio ao Paciente de Câncer (Avapac), de Dracena, trabalham neste mês vestindo camisetas rosas alusivas à campanha Outubro Rosa. Neste sábado, 13, e nos outros dois próximos dias 20 e 27, voluntárias estarão na Praça  Arthur Pagnozzi distribuindo folhetos ilustrativos sobre os sinais que a mulher não deve ignorar quanto ao câncer de mama.  A presidente da entidade, Mariza Buccironi informa que os folhetos foram confeccionados com o apoio da Unimed local.

Na década de 1990, nasceu o movimento conhecido como Outubro Rosa, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Mariza Buccironi conta que atualmente estão cadastrados na Avapac 84 pacientes que tratam de câncer de mama. “Na maioria dos casos o tratamento acontece ainda em Jaú, e os outros em Presidente Prudente”. 

Segundo ela, não houve aumento significativo este ano da doença na cidade.

A maioria das pacientes são atendidas pelo sistema único de saúde (sus) e necessitam, na sua maior parte de medicamentos para dor e suplemento alimentar. Medicamentos  específicos, que inibem o crescimento do câncer de mama, como o anastrozol e o citrato de tamoxifeno, ofertados pelo sus. 

Mariza pondera que campanhas como o Outubro Rosa são importantes para a mulher se cuidar, fazendo a mamografia regularmente, a critério médico e se tocando para descobrir qualquer anomalia nos seios. “A hora do banho é ideal para o autoexame”, lembra. 

 

IMAGENS