Dracena, Terça - 11 de Dezembro de 2018

Câmara de Dracena aprova criação do Conselho Municipal de Esporte e Lazer e do Dia de Conscientização do Autismo

Projetos foram aprovados por unanimidade durante a 30ª sessão ordinária

 
Projetos foram aprovados por unanimidade durante a 30ª sessão ordinária
 
 
 
Dois projetos de lei foram apreciados e aprovados por unanimidade na 30ª sessão ordinária, realizada nesta segunda-feira, (1º), na Casa de Leis.
 
Em pauta, estava a discussão e votação única do PL n.° 47, do Poder Executivo, que dispõe sobre a criação, composição, competência e funcionamento do Conselho Municipal de Esporte e Lazer. Esse conselho já havia sido proposto e criado em maio deste ano, através da Lei n.° 4681. No entanto, “nova aprovação é necessária para que haja uma atualização quanto à estrutura dos conselhos instituídos atualmente na Administração Municipal.”
 
Durante a discussão desse projeto, os vereadores Juninho do Esporte e Milton Polon usaram a Tribuna para defender e apoiar a criação do Conselho, que recebeu votos favoráveis de todos os vereadores.
 
Logo em seguida, foi a vez de discutir o PL n.° 30, de iniciativa do vereador Kielse Munis, que institui, no âmbito do município de Dracena, o “Dia de Conscientização do Autismo”, a ser comemorado anualmente no dia 02 de abril.
 
Segundo o autor do projeto, com sua aprovação “a data instituída promoverá oportunidade para mostrar à sociedade que esse público pode ter o seu espaço no mercado de trabalho, nas universidades, nas escolas, nos grupos sociais e em outros lugares que pessoas não autistas já conquistaram.”
 
O projeto já havia sido aprovado em primeira discussão em sessão anterior e precisava de uma segunda aprovação para ser sancionado pelo Executivo, o que de fato ocorreu. Desta forma, assim que a lei for promulgada, a data passará a integrar o calendário oficial do município e poderão ser realizados “eventos e atividades, por meio de seminários, palestras, murais e panfletagem, voltados à promoção e a conscientização dos direitos dos autistas.”
 
Além dos projetos, foram apresentados ainda 15 requerimentos e 30 indicações de melhorias para a cidade de Dracena. A próxima sessão ordinária será realizada na segunda-feira (8), com início às 20h, na sede da Câmara Municipal de Dracena, localizada na Rua Princesa Isabel n.° 1635, e transmitida ao vivo pela rádio e TV Câmara no Facebook.
 
 
 
Talita Villalba
Assessora de Imprensa

IMAGENS